@OTogaPreta - UTILIDADE PÚBLICA

Pernambuco/Recife opções econômicas

DADOS GERAIS:

Capital: Recife
Região: 
Nordeste
Sigla: PE
Gentílico:
pernambucano
População:
8.796.032 (Censo 2010)
Área (em km²):
98.311,616
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
 89,47
Quantidade de municípios:
185

DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 47.697.442.000 (2004)
Renda Per Capita*:
R$ 5.730,00 (2004)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
0,705 (PNUD - 2000)
Principais Atividades Econômicas: 
agricultura, pecuária, indústria, turismo e serviços.
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano):
38,7 por mil (em 2000*)
Analfabetismo:
21,4% (2003)
Espectativa de vida (anos):
67,1 (2000)

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

- Praia da Boa Viagem (Recife)
- Praia de Muro Alto
- Arquipélago de Fernando de Noronha
- Porto de Galinhas (praias)
- Ilha de Itamaracá
- Atelier de artes cerâmicas de Francisco Brennand
- Bairro do Recife Antigo
- Paço Alfândega Shopping - belo edificío restaurado
- Olinda - Patrimônio Histórico da Humanidade
- Casa da Cultura: lojas de souvenirs e artesanato
- Cuba do Capibaribe - Espaço Cultural no Paço Alfândega
 

GEOGRAFIA

Etnias: brancos (37%), negros (4%), pardos (58%)
Rios importantes:
São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Pajeú, Una e Jaboatão
Principais cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Caruaru.
Clima: tropical (região litorânea) e semi-árido (interior).

Vôos para o Recife

O aeroporto do Recife é Aeroporto Internacional dos Guararapes; recentemente reformado, esse aeroporto é hoje o maior e mais moderno do Nordeste do Brasil.
Para turistas que vão se hospedar em Boa Viagem ou vão para Porto de Galinhas, a localização do aeroporto é muito conveniente.
A praia de Boa Viagem fica a pouco mais de 1 km do aeroporto. Observe, contudo, que o bairro de Boa Viagem tento alguns quilômetros de extensão, e portanto a distância até o seu hotel pode variar.
Há algumas linhas de táxis especiais que operam dentro do aeroporto; como costuma ocorrer em outras cidades, esses táxis são mais caros do que os convencionais. Táxis comuns circulam apenas fora do aeroporto; as redondezas do aeroporto não são muito seguras, melhor evitar distanciar-se das áreas de movimento, principalmente à noite. Para os que estiverem familiarizados com a cidade, uma possibilidade é tomar o micro-ônibus da Linha 42, que sai do aeroporto, atravessa o Shopping Recife e percorre a Avenida Conselheiro Aguiar, paralela à Avenida Boa Viagem.
Para os que seguem para Porto de Galinhas, basta tomar a Estrada da Batalha (avenida que passa defronte ao aeroporto) em direção ao sul, em seguida tomar a BR-101 e seguir a sinalização.
  Região Metropolitana

RECIFE

Pina | É a primeira praia do Recife. Inicialmente, abrigava apenas uma antiga colônia de pescadores (muitos ainda moram e trabalham no local). Hoje, é uma praia urbana que tem como atrativo um pólo gastronômico e cultural (o Pólo Pina) que reúne barzinhos e restaurantes com frutos do mar como especialidade. Suas águas não são próprias para o banho por causa da poluição, mas o Pina oferece uma infra-estrutura de quadras, quiosques e áreas para lazer, principalmente infantil.


Foto:Gil Vicente/DP/D.A Press

Boa Viagem | Praia urbana e bastante movimentada. Seus 7 km de extensão reúnem várias opções de lazer e diversão. O banho de mar só é recomendado em algumas áreas por causa da poluição e da presença esporádica de tubarões (por isso, a prática do surf é proibida). Mas sua orla é uma atração à parte. Com muitos quiosques, bares e quadras poliesportivas, Boa Viagem é o destino de nove entre dez recifenses durante os finais de semana (pela manhã nas suas areias, à tarde no calçadão e à noite em seus bares e restaurantes). É a mais completa do Estado em relação à infra-estrutura de hotéis. Concentra alguns dos mais luxuosos hotéis do Recife, no mesmo bairro que abriga os maiores shoppings e lojas da cidade.

ONDE FICAR

Clique aqui para acessar nosso guia de hotéis.


JABOATÃO DOS GUARARAPES

A cidade que se proclama como o "berço da pátria", por ter sediado as principais batalhas contra os invasores holandeses na então Capitania de Pernambuco, oferece atrações de sobra para os seus visitantes. São oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: desde a urbana Piedade até a quase inexplorada Praia do Paiva; igrejas seculares; e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.

Barra de Jangada | Fica entre Candeias e a foz do Rio Jaboatão. Suas águas escuras e rasas são resultado do encontro do rio com o mar. É uma praia de poucas ondas e sempre que a maré está baixa se formam bancos de areia, usados como ancoradouros naturais para pequenas embarcações. A estrutura de Barra de Jangada dispõe de bares, restaurantes, marinas e pousadas para atender aos turistas. Do pontal da Barra, pode-se fazer a travessia de barco até a Ilha do Amor, praia de vegetação intocada que fica próxima à costa.


Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press

Piedade | Margeia a área mais urbanizada da cidade. A orla é tomada por hotéis de grande porte e prédios de luxo. As águas esverdeadas e os arrecifes naturais fizeram com que a praia se tranformasse num verdadeiro cartão postal da cidade. Por se tratar de mar aberto, o que propicia a presença de tubarões nas áreas mais profundas, a prática do surf é proibida no local. O banho de mar, entretanto, não envolve qualquer risco.

Candeias | Embora esteja localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, as suas águas são limpas e rasas, com poucas ondas, o que a tornam ideal para o banho de mar. Também oferece uma boa infra-estrutura turística, contando com grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

COMO CHEGAR

De carro
| Jaboatão é cidade vizinha do Recife, integrante da Região Metropolitana.

ONDE FICAR

Clique aqui para acessar nosso guia de hotéis.


OLINDA

Fundada em 1535, Olinda foi povoada com a chegada do donatário português Duarte Coelho. Com a instalação dos conventos, mosteiros e do Colégio dos Jesuítas, as atividades culturais ganharam força e colocaram a Vila de Olinda na posição de vanguarda intelectual. Consolidando essa vocação, foram fundadas a primeira Escola de Direito do Brasil e a primeira Biblioteca Pública de Pernambuco.

Em 1630, Olinda foi invadida e incendiada pelos holandeses, ficando estagnada 24 anos, enquanto durou a ocupação flamenga. Aos poucos, a cidade foi se reerguendo e reconstruindo seus templos e casarões. Em 1676, foi criada a Diocese de Olinda, sendo a Vila elevada à categoria de Cidade e permanecendo como capital do Estado até 1827.

Por todo seu acervo histórico, arquitetônico e cultural, a cidade foi tombada pelo Governo Federal em 1968 e incluída pela Unesco na lista das cidades Patrimônio Mundial, em 1982. A origem do nome, conforme contam as crônicas, surgiu de uma exclamação de Duarte Coelho ao ver o Sítio pela primeira vez, antes da edificação da cidade: "Oh! Linda situação para uma Vila!".

A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade é cheia de atrações turísticas: igrejas do tempo colonial, ladeiras e belas vistas. As praias do município, contudo, são urbanas e poluídas em alguns pontos. Devido à forte correnteza na região, o litoral da cidade recebe uma carga intensa de resíduos provenientes do Rio Beberibe. Mas durante os finais de semana, as praias são bastante movimentadas, apesar da maioria não ser recomendável para banho. Confira a ordem das praias no sentido Norte-Sul.

Rio Doce | Fica situada próxima à ponte do Janga. Com cerca de 3 Km de extensão, a praia é o estuário do Rio Doce - considerado o sítio mais importante da foz brasileira. Ponto histórico, no local aconteceu o desembarque das tropas holandesas em 1630. A Prefeitura de Olinda estuda uma parceria com o Governo Holandês para revitalizar a região e construir um parque turístico.

Casa Caiada | Do ponto de vista visual, é a praia que oferece uma beleza panorâmica mais apelativa. A orla, com 1000 m de extensão, foi revitalizada para os moradores locais e oferece aos turistas uma grande variedade de serviços, com bares e restaurantes instalados à beira mar. Excelente local para a prática do desporto náutico.

Bairro Novo | Com aproximadamente 2 km de extensão, a praia é situada entre diques e é imprópria para banho. A Prefeitura de Olinda pretende investir no lazer, construindo quadras para esporte e realizando um tratamento paisagístico.

Farol | A menor praia do litoral de Olinda, com apenas 300 m de extensão. Foram colocadas grandes rochas na região para conter o avanço do mar. Só é possível apreciá-la do pier instalado na orla. A área reservada aos banhistas é muito restrita.


Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press

Carmo | Com 400m de extensão, a praia serve de ancoradouro para os barcos de pesca da comunidade Z-4. Por ser próxima ao Sítio Histórico, os moradores da periferia da Cidade Alta a utilizam como local de lazer. A praia é objeto de intervenção do Governo para recuperação da Alça Viária, destruída pelo avanço do mar.

Milagres | Imprópria para banho devido ao avanço do mar. Nas intermediações da favela Ilha do Maruim, principalmente, as águas acusam alto índice de poluição. Os 500m de extensão podem ser aproveitados para contemplar os casarões localizados à beira mar.

Del Chifre | A praia, com 700m de extensão, é freqüentada pelos surfistas da cidade. Embora tenha muitos arrecifes, as condições ideais com grandes ondas para o surf atraem os praticantes do esporte.

COMO CHEGAR

De carro
| Olinda fica na Região Metropolitana do Recife.

ONDE FICAR

Clique aqui para acessar nosso guia de hotéis.

ONDE COMER

Clique aqui para acessar nosso guia de restaurantes e bares.

PARA NÃO PERDER

Tapioc
a | Quem visita Olinda, não pode deixar de comer uma tapioca com coco ralado no Alto da Sé. É um dos lugares mais pitorescos da cidade. Nele, pode-se conhecer a Igreja da Sé (séc. XVI), o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (séc. XVIII), a Caixa D´Água (marco da arquitetura moderna), o prédio do Observatório Meteorológico (já desativado), o Palácio de Iemanjá (cerimônias do culto afro-brasileiro), a Escola de Samba Preto Velho, a troça Tarados da Sé, além de serviços de alimentação e galerias de arte.


PAULISTA

Maria Farinha | A praia de Maria Farinha é conhecida em todo o Brasil pela possibilidade de abrigar uma grande variedade de esportes náuticos. A praia localiza-se entre o rio e o mar. Possui coqueirais, grandes faixas de areia e mangues.

Conceição | Prainha com sargaços e recifes. Pau Amarelo | Praia urbana. Em alto mar, o turista poderá encontrar piscinas naturais. Foto: Otávio de Souza

Janga | Praia urbana com trechos bastante poluídos.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar a Paulista, pegue a BR -101 - Norte e siga em frente. O município fica a 16 km de Recife.

De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha é a Rodotur Fone: (81) 3439-3444. Os ônibus com destino a Paulista saem do terminal da rua Martins de Barros, na Praça 17, em frente ao Fórum Tomás de Aquino, no bairro de Santo Antônio. Eles vão em direção ao município de Igarassu e cruzam todo o município de Paulista.

ONDE FICAR

Amoaras
| R. Garoupa, 525. Praia de Maria Farinha. Fone: (81) 3436-1221. E-mail: hotel@hotelamoaras.com.br
Kuara Uça | R. Pirarucu, 3. Praia de Maria Farinha. Fone/Fax: (81) 3436-3101
Restaurante e Pousada Casamar | Av. Beira-Mar, 1045. Fone/Fax: (81) 3434-1325

ONDE COMER

Mexilhão
| Av. Cláudio José Gueiros Leite, 1844. Janga.
Fone: (81) 3434-1389. Comida variada.

PARA NÃO PERDER

Veneza Water Park
| Parque aquático temático com toboáguas de vários formatos, além de piscinas, rio de corredeiras, saunas, quadras esportivas, lanchonetes e restaurantes (foto).
Fone: (81) 3436-6363.

Forte do Pau Amarelo (1719) | Localizado a 100 m da praia. Marca o local do primeiro desembarque dos holandeses no Brasil.


Litoral Sul

BARREIROS

Paiva | Praia de beleza singular. É uma espécie de ilha, com apenas um coqueiro no centro. O local já foi mostrado para todo o Brasil, através de diversas cenas da novela Indomada, da TV Globo, que foram gravadas por lá, inclusive com a participação de vários moradores do município de São José da Coroa Grande.

COMO CHEGAR

De carro | Para chegar às praias do município de Barreiros, siga pela BR 101 - Sul e pegue a PE-60. Barreiros fica a 103 Km do Recife.


CABO DE SANTO AGOSTINHO

A cidade briga pelo título de ter sido o primeiro ponto do solo brasileiro pisado pelos europeus. Vicente Yañez Pinzón, um navegador espanhol, teria atracado suas caravelas na baía no dia 26 de janeiro de 1500, meses antes de Cabral. A história do local é marcada por invasões portuguesas e holandesas. O Cabo de Santo Agostinho possui praias belíssimas, como a de Suape (foto).

Paiva | Por ser afastada do centro urbanizado de Jaboatão e pela dificuldade de acesso (é preciso pegar a BR que leva até Suape para chegar a Paiva), a praia continua praticamente intacta à ação humana. As águas límpidas costumam atrair praticantes do mergulho. A falta de pousadas e a proibição de acampamentos obriga os turistas a se hospedarem em praias vizinhas. Outro destaque é o lago de argila, onde os turistas se lambuzam em banhos de lama.

Itapuama | Praia plana com piscinas naturais de formações de origem vulcânica, águas claras e mornas. Local bom para a prática do surf e da pesca. Possui poucas casas e alguns bares.

Pedra do Xaréu | Praia de águas mornas e cristalinas, recomendada para o banho de mar e pesca. Destaca-se também pela riqueza natural das formações de rochas negras (de origem vulcânica), montes e matas.

Enseada dos Corais | Praia de veraneio de areia branca, piscinas naturais, águas claras e mornas. Ainda possui vestígios de Mata Atlântica e coqueirais. Já foi conhecida como Praia do Boto.


Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A Press

Gaibu | No passado, a praia de Gaibu servia como porto negreiro. Atualmente, é uma praia bastante movimentada por veranistas. Caracteriza-se por areias brancas, águas claras, mornas, piscinas naturais. Também é uma boa área para a prática de surf.

Calhetas | Pequena baía com areia grossa, clara e muitas pedras na orla. No passado, serviu como porto das tropas portuguesas que lutavam contra os holandeses.

Cabo de Santo Agostinho | Não tem praia, apenas rochas e penhascos (foto). De lá, há vista do Porto de Suape e do Recife.

Paraíso (ou da Preguiça) | Praia de águas claras e mornas, com pedras grandes na areia e no fundo do mar. Foi conhecida como praia da Preguiça, com vista panorâmica da Enseada de Suape, ilhas de Tatuoca e Cocáia.

Suape | Enseada protegida por uma barreira natural de arrecifes de arenitos com muitas pedras e coqueiros. No local, ocorreram no passado diversas batalhas entre portugueses, holandeses e índios Caetés. A praia de Suape é propícia para a prática de esportes náuticos. Possui barcos de pesca na areia, barraquinhas e um hotel de luxo.

COMO CHEGAR

De carro | Para chegar ao Cabo, siga pela BR - 101 Sul. O município fica a 13 Km do Recife.

ONDE FICAR

Blue Tree Park Cabo de Santo Agostinho (luxo) | Av. Beira-Mar, 750. Praia de Suape. Fone: (81) 3521-6000. E-mail: reservas@bluetree.com.br. Site: www.bluetree.com.br
Canarius´s de Gaibu | R. Grinaldo de Sousa Leão, 329. Praia Enseada dos Corais. Cabo de Santo Agostinho. Fone: (81) 3522-6000. Fax: (81) 3522-6030. E-mail: reservas@hotelcanarius.com.br.

ONDE COMER

Bar do Artur | Praia de Calhetas.
Fone: (81) 3522-6382 / 3512-0940 / 9126-4532.


IPOJUCA


Gamboa
- Praia com piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de bugue ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto.

Muro Alto | Praia muito bonita e boa para banho, com piscina natural de três quilômetros de extensão (foto). Acesso de bugue ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupe | Praia extensa (4,5km em praia ondulada) marcada por paisagem variada: densos coqueirais, arrecifes que formam piscinas naturais e também, casas de veraneio e hotéis. Boa para banho de mar.


Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A Press

Porto de Galinhas | Uma das praias mais famosas de Pernambuco. Porto de Galinhas fica a 64 km do Recife. Possui praias de areia branquinha e piscinas de águas cristalinas. Boa para a prática de esportes náuticos como: jet sky, banana boat, passeio de jangada e mergulho. A vila possui uma grande infra-estrutura para os turistas. O comércio é movimentado por restaurantes e bares. A praia tem agitada vida noturna.

Maracaípe | Praia movimentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue. Enseadinha | Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por condomínio.

Serrambi | Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça-tesouros. Após quase 300 anos, uma das maiores preciosidades portuguesas pode estar naufragada na região. Em 1726, a fragata Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Enquanto mergulhava, o empresário Homero Lacerda encontrou destroços da embarcação com características semelhantes às do navio português.

Cacimbas | Praia boa para banho nas marés baixas. Tem uma larga faixa de areia e formação rochosa de 1,5 km de extensão.

Toquinho | Praia de difícil acesso, ondas fortes e recifes.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar às praias do município de Ipojuca, siga pela BR 101 - Sul e pegue a PE-60. Ipojuca fica a 47 Km do Recife.

De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha, com saídas a partir da Avenida Dantas Barreto, é a Cruzeiro. Fone: (81) 3476-2155.

ONDE FICAR

Intermares Village
| Praia de Serrambi.Fones: (81) 3527.4200 e 3527.4006.
Hotel Beira Mar | À beira mar, em Porto de Galinhas. Fone: (81) 3552.2088 / Fax: 3552.2089
Pontal de Ocaporã | Acesso pelo km 6 da PE-09 (Praia do Cupe). Fones: (81) 3552-1400 / 3552-0088
Pousada Tabapitanga | Acesso pelo km 9 da PE-09 (Praia do Cupe). Fones: (81) 3552-1037 / 3552-1049. Reservas: 3552-1321. E-mail: info@tabapitanga.com.br
Village Porto de Galinhas | Acesso pelo km 4,5 da PE-09 (Praia do Cupe). Fone: (81) 3552-1038. E-mail: reservas@villageportodegalinhas.com.br
Hotel Summerville | Praia de Muro Alto. Fone: (81) 3302-5555. summerville@summervilleresort.com.br
Solar Porto de Galinhas | Acesso pelo km 7 da PE-09 (Praia do Cupe). Fone: (81) 3552-0000. Reservas: (81) 3552-0001. E-mail: contato@solarportodegalinhas.com.br
Marupiara Praia Hotel | Acesso pelo km 5,5 da PE-09 (Praia do Cupe). Fone: (81) 3552.1501. E-mail: marupiara@marupiarahotel.com.br
Armação do Porto | Praia de Porto de Galinhas. Fone: (81) 3552-5200. Reservas: (81) 2126-2160.
E-mail: contato@hotelarmacao.com.br
Tabajuba Pousada | Acesso pelo km 3 da PE-09 (Praia do Cupe). Fone/Fax: (81) 3552-1049. E-mail: info@tabajuba.com
Pousada Luar das Marés | Centro. Fone/Fax: (81) 3552-1216. E-mail: contato@luardasmares.com.br
Pousada Porto Sol e Mar | Rod PE-09, Merepe. Fones: (81) 3552-1083. Reservas: (81) 3325-1715. E-mail: portosolemar@uol.com.br
Pousada Vivenda dos Corais | PE-09, km 8,2 (Praia do Cupe). Fone: (81) 3552-1487. Reservas: (81) 3465.7772.
Pousada Morada Azul | Praça 20. Fone/Fax: (81) 3552-1143. E-mail: contato@moradaazul.com.br
Pousada Beira-Mar | Av. Beira-Mar, 12 (Praia de Porto de Galinhas). Fone/Fax: (81) 3552-1052. E-mail: beiramar@elogica.com.br
Pousada Arandu | Fica a 40 metros do mar (Porto de Galinhas). Fone/Fax: (81) 3552-1064. E-mail: arandu@arandupousada.com.br
Pousada Arco Íris | PE-09, km 7,5 (Praia de Porto de Galinhas). Fone: (81) 3552-1446. Fax: 3552-1535. E-mail: pousadaarcoiris@oxente.net
Pousada Aconchego | Rua da Esperança 239 a 100 metros do mar de Porto de Galinhas. Fone/Fax: (81) 3552-1303.
Pousada Balanço da Rede | A 100 metros da praia (Porto). Fone: (81) 3552-1483.
Pousada Bon Vivant | A 80 metros do mar (Porto de Galinhas). Fone: (81) 3552-1030.
Pousada Benedita | Fica a 50 metros da praia (Porto de Galinhas). Fone/Fax: (81) 3552-1343.
Pousada Água Marinha | A 150 metros do mar (Porto de Galinhas. Fones: (81) 3552-1482 / 3552-1087. E-mail: contato@aguamarinhapousada.com.br
Pousada Maracaípe | Fone: (81) 3552-1434. Reservas: (81) 3326.4647. E-mail: pousada@pousadamaracaipe.com.br.
Chalés Recanto | Praça 14 - Porto de Galinhas (a 100 metros da praia). Fone: (81) 3552-1163.
Chalés Praias do Sul | Porto de Galinhas. Fone: (81) 3552-1173. Reservas: 3231-5940. E-mail: praias-do-sul@bol.com.br
Xalés de Maracaípe | Pousada-fazenda, localizada a 50 metros da praia. Fone/Fax: (81) 3552-1133. E-mail: xalesdemaracaipe@uol.com.br
Camping Área Verde | Porto de Galinhas, a 100 metros da praia - ao lado do Núcleo da Polícia Militar. Fone: (81) 3552-1177.


SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE

Município do litoral pernambucano situado na divisa com Alagoas. São José da Coroa Grande é um tradicional local para veraneio. Possui longa extensão com coqueirais e fauna marinha variada.

Várzea do Una | Várzea do Una é um banco de areia entre o rio e o mar. Do local, o turista pode pegar uma jangada ou balsa para a praia do Porto.

Gravatá | Durante a maré baixa, vários bancos de areia surgem na praia. Barcos também fazem a travessia para praia do Porto a partir desse local.

Coroa Grande | Praia com bancos de areia que formam lagoas rasas.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar às praias do município de São José da Coroa Grande, siga pela BR 101 - Sul e pegue a PE-60. São José da Coroa Grande fica a 115 Km do Recife.

De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha, saindo da Avenida Dantas Barreto, é a Cruzeiro.
Fone: (81) 3476-2155

PARA NÃO PERDER

Na Praia da Várzea do Una, existe um estaleiro, onde são construídos artesanalmnete barcos da madeira. Trata-se de uma boa opção de visita.



SIRINHAÉM

Barra de Sirinhaém
| Praia urbanizada com águas verdes e mornas. Possui rios e manguezais, mas é eventualmente poluída na barra do rio.

Guaiamum | Enseada com casas de veraneio.

Gamela | Também é uma enseada, com diversas casas de veraneio.

Guadalupe (A ver o Mar) | Praia de falésias, de difícil acesso.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar às praias do município de Sirinhaém, siga pela BR 101 - Sul e pegue a PE-60. Sirinhaém fica a 99 Km do Recife.

De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha, com saídas a partir da Avenida Dantas Barreto, é a Cruzeiro. Fone: (81) 3476-2155.

ONDE FICAR

Chalés Pontal do Guadalupe
| Praia de Guadalupe.
Fone: (81) 3445-4103.



TAMANDARÉ

Carneiros
| A praia é o resultado do encontro do mar com o rio Formoso. A região é rica em manguezais. E o acesso é difícil por causa das propriedades particulares.


Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

Tamandaré | A praia é formada por duas baías. No norte, o acesso é difícil. É bastante movimentada e possui várias barraquinhas que servem frutos do mar.

Boca da Barra | Limite de Tamandaré, a Boca da Barra é uma praia de curta extensão, urbanizada, com recifes, ondas fracas, areia cinzenta e sargaços. Um farol e o Forte de Tamandaré 1691 estão localizados nessa praia e são boas opções para o turista visitar.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar às praias do município de Rio Formoso, siga pela BR 101 - Sul e pegue a PE-60. 11 Km depois da entrada de Sirinhaém, está a entrada de Rio Formoso, que fica a 82 Km do Recife.

De ônibus | A a companhia de ônibus que faz a linha, saindo do TIP, é a Cruzeiro.
Fone: (81) 3476-2155.

ONDE FICAR

Hotel Marinas Tamandaré
| À beira mar (Rua João Salgado Pimentel). Fone: (81) 3676-1388.
Pousada Baía dos Corais | À beira mar (Rua Miramar). Fone: (81) 3676-1212.
Pousada Porto Bello | A 60 metros da praia. Fone: (81) 3676-1572.
Pousada Vila Marinha | À beira mar. Fone: (81) 3676-2276.
Pousada Cambará | À beira mar. Fone: (81) 3676-1151.
Pousada das Acácias | A 200 metros do mar (Avenida Castro Alves, s/n). Fone: (81) 3676-1570 / 3441-5528.
Pousada Costa do Sol | A 60 metros do mar. Fone: (81) 3676-1604.
Pousada Marazul | A 200 metros do mar. Fone: (81) 3676-2344.
Pousada Recanto dos Corais | Fone: (81) 3676-1444.
Pousada Cantinho do Tangará | Rua São José, 192. A 100 metros do mar. Fone: (81) 3676.1577.
Chalé das Campas | A 80 metros do mar. Fone: (81) 3271-2206.
Chalés do Gameleiro | Praia de Carneiros - à beira mar. Fone: (81) 3427-1808 / (81) 9192-7296.

Litoral Norte

GOIANA

A história de Pernambuco está presente na cidade de Goiana, localizada a 70km do Recife. A região foi palco de lutas contra franceses e holandeses. Possui mais de 10 igrejas espalhadas pela cidade. Parte da arquitetura de época foi preservada e pode ser conferida durante uma rápida visita a Goiana.

Carne de Vaca | Praia localizada na barra do Rio Goiana. Possui muitas barreiras de pedras para conter o avanço do mar sobre as casas. Praia de ondas fracas e faixa estreita de areia na preamar

Ponta de Pedras | Praia reta, com ondas fracas e areia fina. Bastante freqüentada por veranistas, possui bares e restaurantes padronizados em toda extensão.

Catuama | Praia sinuosa, com recifes, águas calmas e extensos coqueirais. É tranqüila e possui belas vistas.

Barra de Catuama | Praia pequena, com bares e vila de pescadores. Localiza-se em frente às ilhas do Celeiro (Itapessoca) e de Itamaracá.

Atapuz | Fica no Canal de Santa Cruz e se caracteriza por sua beleza ambiental. É uma praia boa para esportes náuticos e propícia para camping.

COMO CHEGAR

De carro | Para chegar a Goiana, pegue a BR - 101 - Norte e siga sempre em frente. O município fica a 63 Km do Recife.

De ônibus | Companhia de ônibus que faz a linha saindo do TIP - Rodotur. Fone: (81) 3439-3444. Das 5h às 18h, de meia a meia hora. A passagem custa R$ 7,80.


PARA NÃO PERDER

Não deixe de visitar a Igreja do Carmo e o Convento de Santo Alberto dos Carmelitas



IGARASSU

A região é uma das primeiras áreas exploradas durante a colonização portuguesa. Localizada a 39 km do Recife, a cidade de Igarassu destaca-se também por suas festas religiosas, como a Buscada de São Gonçalo do Amarante (que acontece na primeira quinzena de janeiro) e pela festa de Cosme e Damião (em 27 de setembro).

Gavoa | Da praia da Gavoa saem barcos de passeio para a Coroa do Avião (Itamaracá). Durante a maré baixa, a água fica rasa na extensão de cerca de 300m mar a dentro.

COMO CHEGAR

De carro | Para chegar a Igarassu, pegue a BR -101 - Norte e siga em frente. O município fica a 39 km do Recife. De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha é a Rodotur. Fone: (81) 3439-3444. Os ônibus com destino a Igarassu saem do terminal da rua Martins de Barros, na Praça 17, em frente ao Fórum Tomás de Aquino, no bairro de Santo Antônio.

ONDE FICAR

Gavoa Praia | Sítio da Boa Vista (Praia da Gavoa) - distrito de Nova Cruz. R. Bela Vista. Fone: (81) 3543-7777
Pousada Porto Canoas | Estrada do Ramalho, 230 (Praia da Gavoa) - distrito de Nova Cruz. Fone: (81) 3424-2845


PARA NÃO PERDER

Igreja de Cosme e Damião (1535)
| Foi a primeira igreja construída no Brasil. Guarda parte dos ossos dos santos Cosme e Damião, expostos ao público durante o mês de setembro, na festa dos santos padroeiros



ILHA DE ITAMARACÁ


Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press

A ilha Itamaracá, a 40 km do Recife, fica separada do continente pelo Rio Jaguaribe. Possui praias tranqüilas com coqueiros, piscinas naturais, recifes, bancos de areia e águas calmas. Além das reservas ecológicas com matas nativas, possui o Centro de Preservação do Peixe-Boi. A região é bastante conhecida pela prática de esportes náuticos.

PRAIAS

Pontal da Ilha
| Praia em frente à Ilha do Celeiro e à Barra de Catuama. A entrada de visitantes é controlada pela associação dos moradores.

Fortinho | Chama-se também Enseada dos Golfinhos. Praia com vila de pescadores, casas de veraneio e bares.

Sossego (ou Lance das Cações) | Em maré baixa, bancos de areia se formam a 30m da praia.

Pontal do Jaguaribe | Praia perigosa durante a maré alta por causa da Foz do Rio Jaguaribe.

Jaguaribe | Praia urbana com muito sargaço. Destaque para o Festival de Pesca da Agulha que acontece em agosto.

Quatro Cantos | Praia urbana com recifes e sargaços. Pilar - Praia urbana com recifes e sargaços. É ocasionalmente poluída.

Forno da Cal | Larga faixa de areia fina, onde se localiza o Centro de Preservação do Peixe-Boi Marinho, um dos principais pontos turísticos da Ilha.

Forte Orange | Parte de uma extensão da praia Forno da Cal com águas calmas e areia batida.

Coroa do Avião | Extenso banco de areia localizado entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz. Serve de base de pesquisas de aves migratórias. Uma opção para chegar na Coroa é pegar uma jangada a partir da Praia do Forte Orange. Nos finais de semana, vários barcos encostam na Coroa, onde é possível comer um delicioso peixe frito e ostras cruas. Ao visitar a Coroa do Avião, preste atenção ao horário da maré, aproveitá-la com a maré seca.

COMO CHEGAR

De carro
| Para chegar a Itamaracá, siga pela BR-101 - Norte até o município de Igarassu. Em seguida, pegue a pista secundária. A Ilha de Itamaracá fica a 45 Km do Recife.

De ônibus | A companhia de ônibus que faz a linha é a Rodotur / Itamaracá. Fone: (81) 3439-3444. Não há ônibus direto para a Ilha de Itamaracá. Quem quiser chegar à Ilha, precisa pegar um ônibus da empresa Rodotur até o Terminal Integrado do município de Igarassu. É desse terminal que saem os ônibus da companhia Itamaracá (81 3542-1011) com destino à ilha. Os ônibus com destino a Igarassu saem do terminal da rua Martins de Barros, na Praça 17, em frente ao Fórum Tomás de Aquino, no bairro de Santo Antônio.

ONDE FICAR

Orange Praia
| Estrada do Forte (Praia do Forte Orange). Fone/Fax: (81) 3544-1194. E-mail: orange@elogica.com.br
Pousada Casa da Praia | Estrada do Forte. Fone: (81) 3544-1255
Chalés Pouso da Ilha | Av. Beira-Mar, 32. Fone: (81) 3544-1561
Pousada Ciranda | Rua Caruaru, 21. Fone: (81) 3544-1810



PARA NÃO PERDER

Quem gosta de história não deve deixar de visitar o Forte Orange, construído pelos holandeses em 1631



Fernando de Noronha


Foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press

Fernando de Noronha é um dos lugares mais belos do Brasil. Por muitos chamado de paraíso, o arquipélago foi descoberto pelo navegador Américo Vespúcio, em 1503, durante a expedição de Gonçalo Coelho, que seguia a rota de um mapa e chamava o local de "Ilha da Quaresma".

A ilha foi doada no ano seguinte pelo rei D. Manuel a Fernão de Noronha. Daí, o surgiu do nome da ilha, que também foi a primeira capitania hereditária do Brasil.

O arquipélago possui 17 praias. Algumas delas são sedimentadas por lava vulcânica. Possui várias formações de piscinas naturais, com rica fauna marinha. Destaca-se também pelas falésias, onde vivem mais de 20 espécies de aves marinhas.

Praia da Caieira | Atalaia | Baía do Sueste | Leão | Enseada dos Golfinhos | Baía do Sancho | Baía dos Porcos| Cacimba do Padre | Quixaba | Bode | Americano | Boldró | Conceição | Meio | Cachorro | Biboca | Santo Antônio.

MAR

O Arquipélago de Fernando de Noronha possui um porto principal, na Baía de Santo Antônio, e um secundário, na Baía Sueste

COMO CHEGAR

De avião | As opções para chegar na ilha por mar são os cruzeiros marítimos (em alta temporada) ou as embarcações particulares.

Varig | Reservas: (81) 2102-3888 / 0300-7887000 / (81) 3619.1144
Site: www.varig.com.br.

Trip Linhas Aéreas | Fone: 0300-7898747 / (81) 3619-1148.
Site: www.voetrip.com.br.

ONDE FICAR

Classificação: 1 golfinho

Pousada Agulhão | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1368.
Pousada Alamoa | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1839.
Pousada Albatroz | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1261.
Pousada Aleffawi | Boldró. Fone: (81) 3619-1318.
Pousada Algas Marinhas | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1341.
Pousada Alvorada | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1167.
Pousada Ares de Noronha | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1231.
Pousada Atalaia | R. D. Juquinha, 126. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1300.
Pousada Barcelar | Av. Maj. Costa, 128. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1249.
Pousada Brisa Mar | Av. Maj. Costa. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1139.
Pousada Canto do Aconchego | Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1306.
Colina dos Ventos | Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1257.
Pousada da Adriana | Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1284.
Pousada da Carmô | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1455.
Pousada da Fátima | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1609.
Pousada da Filó | R. Nice Cordeiro, 2620. Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1137.
Pousada da Floresta | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1902.
Pousada da Helena | Remédios. Fone: (81) 3619-1223.
Pousada da Janice | Remédios. Fone: (81) 3619-1523.
Pousada da Jô | R. Dona Juquinha. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1337.
Pousada da Maga | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1387.
Pousada da Mana | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1240.
Pousada da Mércia | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1521.
Pousada da Sônia | Rua Dona Juquinha. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1382.
Pousada das Flores | Rua Dona Juquinha. Vila do Trinta. Fone/Fax: (81) 3619-1224.
Pousada do Dandão | Avenida Maj. Costa. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1154.
Pousada do Golfinho | Remédios. Fone: (81) 3619-1738.
Pousada do Lopes | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1278.
Pousada do Mano | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1262.
Pousada do Marcílio | Boldró. Fone: (81) 3619-1392.
Pousada do Martins | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1329.
Pousada do Romildo | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1618.
Pousada do Trinta | Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1143.
Pousada Estrela do Mar | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1366.
Pousada Floresta e Mar | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-0018.
Pousada Fortaleza | Qd. J, lote 9 - Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1198.
Pousada Gaúcha | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1300.
Pousada Lun Mar | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1121.
Pousada Luz do Sol | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1146.
Pousada Man Fer | Rua Dona Juquinha. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1340.
Pousada Mar Aberto | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1178.
Pousada Mar Azul | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1315.
Pousada Monsier Rocha | Vila do Trinta / D. Juquinha. Fone: (81) 3619-1363.
Pousada Morada do Sol | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1454.
Pousada Nativa | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1250.
Pousada Netuno | Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1131.
Pousada Paraíso do Atlântico | Rua Major Costa. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1538.
Pedra do Mar | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1543.
Pousatur | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1264.
Pousada Raio de Sol | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1613.
Pousada Recanto dos Corais | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1147.
Pousada Simpatia da Ilha | Vila dos Remédios. Fone: (81) 3619-1119.
Pousada Solar do Trinta | Rua Pinto. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1429.
Pousada Solymar | Remédios. Fone: (81) 3619-1965.
Pousada Tio João | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1424.
Pousada Topázio | Boldró. Fone: (81) 3619-1110.
Pousada Verdes Mares | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1222.

Classificação: 2 golfinhos

Pousada Beco de Noronha | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1285.
Pousada Sueste | Estrada Sueste. Fone: (81) 3619-1164.
Pousada Mabuya | R. Maj. Costa, 124. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1205.
Pousada Mar Atlântico | Floresta Nova. Fone: (81) 3619-1672.
Pousada Nascer do Sol | R. Maj. Costa. Vila do Trinta. Fone: (81) 3619-1226.
Pousada Recanto | Remédios. Fone: (81) 3619-1486.
Pousada Solar de Loronha | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1105.
Pousada Tia Zete | Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1242.

Classificação: 3 golfinhos

Pousada da Morena
| R. Nice Cordeiro, 2600. Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1142.
Pousada Maravilha | Sueste. Fone: (81) 3619-0028.
Pousada Solar dos Ventos | Estrada do Sueste. Fone: (81) 3619-1347.
Pousada Zé Maria | Rua Nice Cordeiro 1 - Floresta Velha. Fone: (81) 3619-1258.

 

COMO CHEGAR EM OLINDA

Aeroporto Internacional dos Guararapes: Além de táxi, que custa entre R$45,00 e R$50,00, pode-se, na frente do aeroporto, utilizar o ônibus da linha ”Aeroporto”, descendo em Boa Viagem, na Av. Conselheiro Aguiar e, em seguida, o ônibus da linha Rio Doce/ Piedade, descendo na primeira parada, logo depois dos Correios da Praça do Carmo em Olinda, exatamente na Praça do Fortim. A Pousada do Fortim fica no outro lado desta praça, um pouco a esquerda. Rua do Sol, 151. Translado do aeroporto R$50,00 agendar comantecedência.

Rodoviária: Pegar o metrô na própria rodoviária. Seguindo até a Estação Central Recife, a última parada (deste ponto, o táxi para a Pousada). Em seguida, ônibus Rio Doce/Princesa Isabel em frente a estação do metrô. descendo na primeira parada logo depois dos Correios da Praça do Carmo em Olinda, exatamente na Praça do Fortim. A Pousada do Fortim fica no outro lado desta Praça, um pouco a esquerda da Rua do Sol, 151.

O QUE FICA PRÓXIMO A POUSADA DO FORTIM:

  • Centro do Recife: A 5 km. e 20 minutos de ônibus;
  • Centro Histórico do Recife: Idem, idem;
  • Centro de Convenções: A 1,7 km., com várias linhas de ônibus a disposição, gastando apenas 10 minutos no percurso;
  • Casas de câmbio: A 20 a 30 minutos de ônibus;
  • Supermercados, Bancos, etc.: A 600m., em média;
  • Restaurantes e lanchonetes: Começam a partir de 20m.;
  • Parte histórica de Olinda: Já estamos integrados a parte histórica, numa posição privilegiada;
  • Shopping Tacaruna: A 1,5 KM. Além das lojas, dispõe de 8 cinemas e 2 praças de alimentação.

CARNAVAL - Estamos a 200m. do “frevódromo” ou “passódromo”, onde desfilam quase todos os blocos.Estamos no centro dos festejos carnavalescos.

SEMANA SANTA - Paixão de Cristo em Recife e Nova Jerusalém / PE

SÃO JOÃO - São mais de 30 dias de festas juninas, considerando-se as cidades de Olinda, Recife, área metropolitana e Caruaru. Esta, gasta-se, aproximadamente, uma hora e meia de ônibus, porém, quase todos os dias, temos excursões de vários tipos e preços, saindo em um dia e voltando na madrugada do outro.

OUTROS DIVERTIMENTOS:

- Em Olinda: (tudo sem precisar usar carro) – Visita as ricas igrejas seculares, monumentos, ruas antigas, enladeiradas e planas, lindos casarões seculares, museus, bicas, folclore, praias, vista do Alto da Sé, com suas barraquinhas com comidas regionais e bebidas, além de lojinhas com todo tipo de artesanato, dezenas de restaurantes, bares, casas naturnas(familiares) com música ao vivo, baladas, etc.

- Na Ilha de Itamaracá - Menos de 1h30m, com praias limpas, onde pequenos bares oferecem mesas, cadeiras, comidas e bebidas, além dos passeios de canoa ou jangada, até a Coroa do Avião (pequena ilha que fica em frente ao Forte Orange), de lancha, de jet-sky, de banana boat, visita ao Forte Orange, ao Centro de Preservação do Peixe Boi, a parte alta de Ilha Velha, com uma vista deslumbrante e venda de artesanatos e muitas outras atrações.

- Porto de Galinhas – Apenas 1h30m (podendo ir pela manhã e regressar a tarde), conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e suas piscinas de águas cristalinas, com passeios de jangada até as piscinas, onde, além do espetacular banho, podem alimentar os coloridos peixinhos, que vêm comer nas suas mãos. Passeio de “bugre” por várias praias vizinhas. Compras nas dezenas de lojinhas de artesanato. Bares e restaurantes a beira-mar e muitas outras atrações.

- Recife – Além da sua parte histórica que se assemelha a de Olinda, tem a famosa Praia de Boa Viagem, com suas piscinas naturais, protegidas pelos arrecifes; passeios nos grandes barcos tipo “catamarã”, pelos rios e pelo mar; o Recife Antigo com sua arquitetura majestosa e suas ruas bem iluminadas e muito movimentadas, com seus bares servindo também nas calçadas, com suas apresentações de vários grupos folclóricos, em praça pública, de artistas da terra e de todas as regiões. A vida noturna repleta de novidades para todos os gostos.

- Obs.: Todas as cidades acima mencionadas podem ser visitadas saindo pela manhã da Pousada e voltando a tarte.

- Outras cidades mais distantes:

- Caruaru: 2 horas. Com sua enorme feira onde de tudo você encontra. O Alto do Moura, com a maior concentração de artesões da cidade(principalmente de barro) e vários restaurantes com comidas regionais, local onde se encontra a casa do mais famoso artesão, o Mestre Vitalino, o Pai dos bonequinhos de barro. O melhor São João do Nordeste, com festas durante 30 dias, durante o mês de junho. São várias excursões neste período, saindo em um dia e voltando no outro dia pela madrugada.

- Toritama: 3 horas. Confecção de todos os tipos roupa em jeans, com preços para revendedores, visitada por pessoas de vários estados.

- Nova Jerusalém: 3 horas. Apresentação, durante a Semana Santa, do maior, e belo espatáluco do Teatro ao Ar Livre do mundo, com a apresentação da Paixão de Cristo, encenada por artistas da própria comunidade, juntamente com alguns já consagrados atores de teatro e televisão. Várias excursões são programadas com saídas a tarde ou a noite e retorno logo após o término do espetáculo.

- Praias: Dezenas de praias que podem ser visitadas, tanto para ao norte como para ao sul, voltando no mesmo dia.

Porto de Galinhas - Brasil

Um verdadeiro paraíso de águas cristalinas e piscinas naturais. Localizada no município de Ipojuca, a aproximadamente 53 km de Recife. Porto de Galinhas é um dos maiores pólos turísticos do Brasil. Lá você encontra variedade de bares, restaurantes onde você pode escolher o que desejar: frutos do mar, sushi japonês, comida italiana etc. As principais atrações da região são: praias, surf, mergulho, passeios de barco, passeios de buggy,

No verão Porto de Galinhas fica ainda mais movimentada. É uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro graças às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais e tantas outras.

O nome "Porto de Galinhas” (antiga Porto Rico) vem da extração de Pau Brasil. No local, escravos eram contrabandeados e vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola nos navios. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas".

Principais Atrações

Quem chega ao balneário têm opção de lazer o dia inteiro. De manhã, a beleza do mar, com as famosas piscinas naturais de águas cristalinas, podendo ainda visitar as praias vizinhas de Muro Alto e Maracaípe, lugar dos surfistas. À tarde ou à noite, a vila central da praia fica lotada de pessoas querendo aproveitar os vários bares e restaurantes, além das lojas de artesanato no centro de Porto de Galinhas onde se pode agendar passeios de barco e de buggy percorrendo praias, piscinas naturais, e ainda o  belíssimo pontal de Maracaípe.

PRAIAS

CAMBOA: A praia de Camboa é a que fica mais próxima do Porto de Suape. Sua característica principal são águas temperadas praias com coqueirais e piscinas naturais.

MURO ALTO: E uma das mais preservadas da região. Seu nome teve origem à presença de um paredão de areia, que existe na região. O acesso e feito por buggys, sua praia e formada por arrecifes, com piscinas naturais e águas calmas para banhistas.

CUPE: Os hotéis se encontran nesta praia na sua grande maioria. Aqui o turista encontra facilidade no acesso, local agradável e tranqüilo com ondas fortes.

PORTO DE GALINHAS: Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino. Veja o que essa praia tem para

lhe oferecer: Ótima localização e infra-estrutura, com bares, restaurantes, pousadas. Piscinas naturais com pequenos peixes coloridos, podendo o turista nadar entre eles, águas claras e mornas, perfeito para crianças se divertirem em jangadas ou de buggy pela praia.

MARACAIPE: Quem esta em busca de agitação, encontrou o local certo. A praia de Maracaípe tornou-se conhecida, na região, por ser lugar de encontro de surfistas amadores e profissionais. Nela são realizados vários campeonatos válidos para o ranking nacional. Aqui se desfruta da gastronomia da Vila de Todos os Santos

OUTRAS PRAIAS: Pontal de Maracaipe, Enseadinha, Pontal de Serranbi, Cacimbas e Toquinho.

TURISMO AVENTURA

Mergulho: Para iniciantes nas piscinas naturais. Mergulhadores credenciados podem mergulhar entre 14 m e 34 m
PREÇOS: Para iniciantes R$ 110 por pessoa com duração de duas horas
                Credenciados: de R$ 90 a 150

PORTO DE GALINHAS

PASSEIOS NAUTICOS EM PORTO DE GALINHAS

São varias as opções de passeios em barco pela orla marítima.
- passeios de jangadas às piscinas naturais, onde se encontra uma grande variedade de peixes ornamentais;
- passeios de jangadas aos manguezais que permite conhecer o habitat de espécies como o cavalo-marinho;
- passeios de barcos mais equipados ou de catamarã às praias vizinhas como as praias de Carneiros (Tamandaré) ou à Ilha de Santo Aleixo.

ESPORTES RADICAIS

Se você gosta de viver fortes emoções, certamente vai adorar Porto de Galinhas. É que o balneário permite a prática de esportes com emoções fortes.
- Surfe na praia de Maracaípe, aonde as ondas chegam a até dois metros de altura. Na mesma praia é possível, ainda, curtir o kite surf - uma mistura de windsurf, esqui, wakeboard, surf e vôo livre;
- esqui aquático, wakeboard, jet-skis ou mesmo um passeio de banana-boat, na praia de Muro Alto;
- Mergulhos na Ilha de Santo Aleixo.

O Metrô do Recife é operado pela CBTU/Metrorec e é composto atualmente de vinte e oito estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 225 mil usuários por dia, sendo 205 mil na Linha Centro e 20 mil na Linha Sul.

O Consórcio Metrorec, criado em setembro de 1982 pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, foi inicialmente constituído pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983. Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.

[editar] Características do sistema

Mapa esquemático do Metrô do Recife, com as estações representadas por pictogramas.

O Metrô do Recife é formado por duas linhas distintas, a Linha Centro e a Linha Sul. Ainda a partir de 1988 também passou a administrar o Trem Sul.

Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - 1(Camaragibe) e Centro - 2(Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.

Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Trem Sul a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.

O sistema possuía um total de 25,2 km de extensão e, após a conclusão da expansão de sua rede—expansão esta que se deu de fevereiro de 2005 até março de 2009--, chegou aos atuais 39,5 km.[2] A estes foram adicionados os 31,5 km da linha Diesel, totalizando 71 km.

Devido à taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE -- ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967 (ver página oficial).

No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a usuários de cadeira de rodas e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra e Camaragibe) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.

O Metrorec também conta com várias linhas de ônibus interligadas a sete terminais de integração ônibus/metrô do S.E.I., localizados nas estações Recife, Joana Bezerra (linhas Centro e Sul), Afogados, Barro, Cavaleiro, Jaboatão e Camaragibe (linha Centro).[3] Há planos para novos terminais nas de Santa Luzia e Rodoviária, da linha Centro, e Largo da Paz, Tancredo Neves, Aeroporto, Prazeres e Cajueiro Seco, da linha Sul, bem como na estação Cabo do Trem Diesel—no caso desta, embora seja citado nos mapas como parte do sistema férreo, o terminal que está sendo construído ficará a cerca de 500 metros de distância da estação; não foi divulgado ainda como será feita a ligação entre os dois.

[editar] Tabela do sistema

[editar] Dados das linhas

Linha Trajeto Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min) Funcionamento
Centro - 1 Recife ↔ Camaragibe 18,3* 14**(15) 28 Diariamente, das 5 às 23h
Centro - 2 Recife ↔ Jaboatão 16,4* 14 26 Diariamente, das 5 às 23h
Centro - 1 + Centro - 2 Recife ↔ Camaragibe e Jaboatão 25,2 18**(19) --- Diariamente, das 5 às 23h
Sul Recife ↔ Cajueiro Seco 14,3 12 22 Diariamente, das 5 às 23h
Trem Diesel (***) Cabo ↔ Curado 31,5 8**(9) 54 Segunda a sexta, das 5 às 20h (aos sábados, até as 14h)

(*) Comprimento aproximado, obtido a partir da medição em escala de um mapa • (**) Estações em funcionamento -- entre parênteses está o número futuro delas • (***) Linha em requalificação para VLT

[editar] Por trecho (com cronologia)

Linha Trecho Inauguração Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min)
Centro - 1 e 2 Recife ↔ Werneck 11 de março de 1985 --- 7 12
Centro - 1 e 2 Werneck ↔ Coqueiral 8 de agosto de 1986 --- 4 6
Centro - 1 Coqueiral ↔ Rodoviária 24 de setembro de 1986 --- 4 6
Centro - 1 Rodoviária ↔ Camaragibe 26 de dezembro de 2002 --- 2*(3) 4
Centro - 2 Coqueiral ↔ Jaboatão 29 de agosto de 1987 6,9 5 8
Sul Recife ↔ Imbiribeira 28 de fevereiro de 2005 --- 4 6
Sul Imbiribeira ↔ Shopping 28 de março de 2008 --- 3 4
Sul Shopping ↔ Tancredo Neves 17 de novembro de 2008 --- 2 2
Sul Tancredo Neves ↔ Cajueiro Seco 23 de março de 2009 --- 6 10
Trem Diesel (**) Cinco Pontas ↔ Cabo A partir de 1988 --- 8*(9) 54
Trem Diesel (**) Curado ↔ Cabo 14 de julho de 1999*** 31,5 8*(9) 54

(*) Estações em funcionamento -- entre parênteses está o número futuro delas • (**) Linha em requalificação para VLT • (***) Data da desativação do trecho Cinco Pontas ↔ Ângelo de Souza --mais tarde transformado na nova Linha Sul-- e da inauguração do trecho Curado ↔ Ângelo de Souza

[editar] Linhas e estações do sistema

 

 

[editar] Frota

Modelo/Série Potência (kW) Fabricante Origem Ano de fabricação Frota ativa Frota inativa Frota total TUEs Frota total carros
800 2208 Santa Matilde / MAN AG Brasil / Alemanha 1984/85 23 2 25 100

 

 

METRÔ DE RECIFE

http://www.youtube.com/watch?v=iWGMTkJcAYs

  Uma das solicitações da Fifa para as cidades-sede do Mundial de 2014 é a excelência em mobilidade no país organizador da maior competição esportiva do planeta. Isto não seria diferente no Brasil. Em Pernambuco, a Cidade da Copa já está saindo do papel para ser a herança do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.

Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que fica a menos de 1 km do futuro estádio, em São Lourenço da Mata, já está em processo de construção e deverá receber a maioria dos 46 mil torcedores que devem comparecer a cada um, dos quatro (ou cinco) jogos previstos para a cidade. A obra está deve estar concluída em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 sedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.

Conforme a comerciante Ancilda Morais, de 42 anos, morada da comunidade Cosme e Damião, o novo sistema ferroviário será erguido num excelente momento. “O crescimento ocasionado pela Copa também está trazendo resultados positivos para o bairro, já que teremos a melhoria da nossa estrutura através do metrô e dos ônibus que devem nos  atender, em maior número, por estamos bem próximos da Cidade da Copa ”, disse.

A Estação Cosme e Damião será uma extensão da Linha Centro do Metrô, que conta atualmente com 14 trens. Segundo o Presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, a intenção é reforçar esse ramal, que passa pelo Recife, Jaboatão e Camaragibe, com mais outros 22 trens até 2014, ano do Mundial. A empresa também iniciará as obras de integração da estação junto com um terminal integrado na comunidade Cosme e Damião. Assim, os passageiros com destino à Cidade da Copa desceriam dos trens e pegariam ônibus para chegar ao estádio.

Hoje, o trajeto percorrido do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera do trem na estação, é de 1h15min. A meta, durante o evento, é fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta – exceto pela conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Atualmente, 225 mil pessoas usam o transporte ferroviário por dia em Pernambuco.

Além do metrô, o estádio também terá um estacionamento com capacidade para seis mil veículos. A média de deslocamento de um automóvel entre o Marco Zero e a arena (19 km) é de 30 min. Durante o Mundial de 2014 há a possibilidade de serem criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa.

 

Rodoviária Municipal do Recife - TIP
Rodoviária de Recife - PERNAMBUCO
Endereço: Rodovia BR 232, Km 15 - Jaboatão - Tel.: (81) 3452-1103

TIP RECIFE - ESTAÇÃO RODOVIARIA TERMINAL INTEGRADO PASSAGEIROS

Outras Informações:

Estação rodoviária do Recife, localizada a 16 km do centro da cidade, inaugurada em outubro de 1986. Agregada a uma estação do metrô, ocupa uma área de 446 mil m2 e, além das plataformas de embarque, possui várias lojas comerciais e unidades de serviços públicos, distribuídas em quatro pavimentos. À época de sua inauguração, era a segunda maior estação rodoviária do Brasil em área construída.

TIP (Rodoviária) - BR-232, Km 15, Curado,
Jaboatão dos Guararapes - Fone: 0055 - 81 - 3452-1103


Metrô e Ônibus para Recife e Olinda

A Rodoviária interestadual que serve ao Recife é conhecida como TIP - Terminal Interestadual de Passageiros.

A Rodoviária localiza-se na verdade no município de Jaboatão dos Guararapes, e fica a aproximadamente 20 km de Boa Viagem e do centro do Recife, de Olinda 26 kilometros. Existe uma estação de metrô dentro da Rodoviária para o Centro da Cidade do Recife.

Existe uma cooperativa de táxis que funciona com exclusividade na rodoviária. Os preços das corridas são previamente acertados e pagos no guichê; como a rodoviária é distante de todos os bairros turísticos, as corridas podem ficar caras; tente obter um desconto.

Se você estiver familiarizado com Recife (e se estiver com pouca bagagem), é possível descer antes da estação final (informe-se com o motorista). Para os que vêm do sul, o melhor é descer próximo ao aeroporto, que fica bem próximo a Boa Viagem. Para os que vêm do norte, o recomendável é descer num ponto conhecido como Avenida Caxangá, e daí tomar táxis ou ônibus. Note, entretanto, que em ambos os casos a descida se faz em pontos comuns de ônibus, sem infra-estrutura; em horários noturnos, recomenda-se muita cautela.

Como chegar da Estação Rodoviária de Recife
para o Hotel Pousada Peter em Olinda, Pernambuco, Brasil:


Pegar o metrô Tip-Recife até a Estação Recife. Em frente a Estação pegar o ônibus Rio Doce-Princesa Isabel e descer no 1º ponto após a Agência dos Correios do Carmo.

Como chegar do Aeroporto de Recife
para o Hotel Pousada Peter em Olinda, Pernambuco, Brasil:

Pegar o ônibus Aeroporto e descer na Av. Domingos Ferreira, no sentido subúrbio, pegar o ônibus Rio Doce-Piedade ou Barra de Jangada-Casa Caiada, descer no 1º ponto em frente a Agência dos Correios do Carmo.

Nos Correios do Carmo você atravessa a Rua e se dirija aos Taxistas na Praça do Carmo. O valor do táxi para Hotel Pousada Peter na Cidade Alta de Olinda, Rua do Amparo 215, é aproximadamente R$ 4,00 (quatro Reais).


Organizamos translados do Aeroporto e da Estação Rodoviária de Recife para o Hotel Pousada Peter com Taxistas de nossa confiança. O valar do carro é R$ 35,00 (Reais).

 

 

 

Empresas de Ônibus de Turismo e Viagens

Nome - Endereço
Telefone
Localidade
Astrotur Viagens e e Turismo
AVENIDA DOUTOR JOSE RUFINO, 151 - ESTANCIA
  Torre
Autorent Locacao de de Veiculos
RUA NAVEGANTES, 401 LJ 04 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Autorent Locação de de Veículos Ltda
rua dos Navegantes 401 lj 04
  Torre
Blm Tur-locadora e e Servicos
RUA SUELI LUNA MENELAU, 195 - IMBIRIBEIRA
  Imbiribeira
Diversus Receptivo Laser e e Negocio
RUA GENERAL AMERICANO FREIRE, 267 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Eclipse Transportes Ltda
AVENIDA ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO, 962 - TORROES
  Torre
Empresa de de Transp Coletivos N
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY, 22 - PRAZERES
  Torre
Equatorial Transp da da Amazonia Ltda
RUA ANTONIO LUIZ SOARES, 217 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Fluke World Locações
RUA ENGº JOSÉ APOLINÁRIO, 438
  Torre
Halley Transportes Ltda
RUA ITAJUBA, 169 S 2 - IMBIRIBEIRA
  Imbiribeira
Jose Helio de de Mesquita
RUA CORONEL OLIVEIRA, 271 - AFOGADOS
  Afogados
Milfont Locacoes
RUA ENGENHEIRO UBALDO GOMES DE MATOS, 119 S 109 - ST ANTONIO
  Torre
Milfontur Viagens e e Turismo
AVENIDA ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO, 2880 LJ 11 - MADALENA
  Madalena
Novo Rumo Transportes e e Representacoes Ltda
RUA CACHOEIRA, 495 - IMBIRIBEIRA
  Imbiribeira
Oberio Turismo
CORREGO DO BARTOLOMEU, 557 - ALT JOSE PINHO
  Torre
Pan Viagens e e Receptivo
RUA ALFREDO DE MEDEIROS, 130 AP 604 - ESPINHEIRO
  Espinheiro
Rm Representacoes e e Transportes
RUA ERNESTO DE PAULA SANTOS, 1114 S 204 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Santur Turismo
RUA SANTA ROSA DE LIMA, 304 - MUSTARDINHA
  Mustardinha
Trans Stylus Viagens e e Turismo
rua Independência 103
  Torre
World Turismo
av Visconde de Jequitinhonha 279 Boa Viagem
  Boa Viagem

 

Empresas de Ônibus Urbanos

Nome - Endereço
Telefone
Localidade
Borborema Com e e Serv
RUA LUIZ CESARIO DE MELO, 96 - NOVA DESCOBERTA
  Nova Descoberta
Borborema Imperial Transporte Ltda
RUA ALMIRANTE SALDANHA DA GAMA, 127 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Borborema Imperial Transportes Ltda
RUA DOUTOR GEORGE WILLIAM BUTLER, 863 - CURADO
  Curado
Borborema Onibus
RUA DOUTOR GEORGE WILLIAM BUTLER, 863 - CURADO
  Curado
Central de de Cargas Marcos Transportes
RODOVIA BR 101 SUL KM 78 S A - CID UNIVERSITARIA
  Torre
Cerescom Central de de Representacoes e e Comercio Ltda
AVENIDA CHAGAS FERREIRA, 1444 - DOIS UNIDOS
  Dois Unidos
Cia.trasnp.urbanos Gab.d.presi
RUA 13 DE MAIO, 207 - COHAB
  COHAB
Cidade Do Recife Transportes
AVENIDA AFONSO OLINDENSE, 1716 - VARZEA
  Torre
Construtora Dantas Pereira
RUA LEAO XIII, 346 - TOTO
  Torre
Drrs - Descarrego Representacao Remocao e e Serv
RUA RIBEIRO DE BRITO, 901 S 502 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Empresa de de Onibus Nossa Senhora da da Penha
AVENIDA DANTAS BARRETO, 235 LJ 5 - ST ANTONIO
  Campina do Barreto
Empresa Metropolitana de de Transportes Urbanos
RUA SANTA RITA - SAO JOSE
  Torre
Empresa Metropolitana Transportes Urbanos
PRAÇA DO DERBY - DERBY
  Derby
Emtu - Empresa Metropolitana de de Transportes Urbanos
CAIS SANTA RITA - ST ANTONIO
  Torre
Emtu - Empresa Metropolitana de de Transportes Urbanos
RUA JOAO FERNANDES VIEIRA, 741 LJ B - BOA VISTA
  Boa Vista
Emtu Carteira Estudantil e e Vale Transporte
AVENIDA GOVERNADOR AGAMENON MAGALHAES, 143 - STO AMARO
  Torre
Rodoviaria Potengy
RUA JAPARATUBA, 357 - VASCO GAMA
  Torre
Severina Maria de de Oliveira e e Silva
AVENIDA NORTE, 8046 - ST AMARO
  Torre
Transcol Transportes Coletivos
AVENIDA RECUPERACAO KM 10 - GUABIRABA
  Guabiraba
Transportadora Globo
AVENIDA NORTE, 6622 - ST AMARO
  Torre
Viacao Borborema
RUA ALMIRANTE SALDANHA DA GAMA, 127 - BOA VIAGEM
  Boa Viagem
Viacao Mirim
RUA LEAO XIII, 346 - TOTO
  Torre

CARNAVAL EM RECIFE

Cultura de Pernambuco.
«Carnaval de Olinda.


 

Conhecido internacionalmente por sua combinação de alegria, espontaneidade, história, irreverência e lirismo, o Carnaval do Recife a cada ano conquista mais foliões do mundo inteiro, interessados participar de um evento grandioso, colorido e animado.

No carnaval de Recife e Olinda, não existem desfiles de escolas de samba, como no Rio; aqui, as escolas são substituídas por troças, que são grupos formados por amigos e familiares, que saem às ruas dos bairros em que vivem.
No carnaval de Recife e Olinda, não existem trios elétricos e circuitos, como em Salvador. Os ritmos são tocados pelos próprios foliões, e os trajetos são definidos na hora.
No carnaval de Recife e Olinda, ninguém paga nada. Não há ingressos, não há abadás. Todos participam; é só trazer a animação.

Os ritmos contagiantes e as fantasias criativas brilham nas cidades cheias de gente, luzes e sons. É um Carnaval de alto astral!
Em Recife, capital multicultural do Brasil, tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco-de-roda, samba, afoxé, rock, reggae, manguebeat. Todos os anos, o autêntico Carnaval de rua recifense arrebata milhões de foliões, turistas do Brasil e do exterior.

Os Pólos do Carnaval do Recife: desde 2003, a Prefeitura tem organizado diversos pólos de carnaval por toda a cidade, de forma a desconcentrar a folia e também permitir que cada folião participe de uma festa com o ritmo que mais lhe agrade ou convenha. Leia mais sobre os Pólos do Carnaval do Recife.
galo da madrugada Ninguém fica de fora. A folia é distribuída por toda a cidade. A descentralização leva a festa aos bairros populares. São 12,2km de Carnaval em diversos pólos no Centro do Recife, com inúmeras agremiações, artistas nacionais e regionais, desfiles de blocos, fantasias. Um espetáculo diferente em cada esquina.
Alguns nomes fortemente associados ao carnaval do Recife:
Quinteto Violado, André Rio, Orquestra Super Oara, Edy Carlos, Silvério Pessoa, Lenine, Pedro Luís (da banda Pedro Luís e a Parede), Lula Queiroga, Maracambuco, Mestre Salustiano, Almir Rouche, Elba Ramalho, Spok Frevo Orquestra, Belo Xis, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Claudionor Germano, Antônio Carlos Nóbrega, Alceu Valença, Antúlio Madureira e Versão Brasileira.

Os diversos carnavais de Pernambuco
O roteiro de carnaval idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes sugere que a manhã do sábado de Zé Pereira seja dedicada ao Recife, onde acontece o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo (registrado no Guinness Book). A agremiação, que completa 27 anos e se tornou uma das marcas do bairro de São José, reuniu em seu primeiro desfile 72 pessoas. Hoje, arrasta mais de um milhão de foliões pelo centro do Recife. À tarde e à noite, a grande pedida é Olinda, com suas ladeiras servindo de corredor para a passagem dos clubes, bonecos gigantes, troças, blocos e maracatus. O ponto alto é o desfile do Homem da Meia-noite.
No domingo de Carnaval, a festa esquenta no interior. Em Bezerros, desfilam os papangus, figuras mascaradas que vem fazendo a fama do carnaval da cidade. Em Pesqueira, acontece a farra dos Caiporas.
Na segunda-feira, os maracatus rurais dominam o cenário em Nazaré da Mata. Onze maracatus rurais e grupos de cavalo marinho, coco, forró dão um show de cultura popular.
Na terça, a folia é dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano. À noite, acontece em Recife, no Pátio do Terço, uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no Nordeste, a Noite dos Tambores Silenciosos.
Quarta-feira, é dia de aproveitar os blocos que ainda resistem em Recife e Olinda e já começar a se programar para o carnaval do próximo ano em Pernambuco.

Leia também:
»Carnaval Recife 2008.
»Carnaval Recife 2005. Recife recebeu cerca de 630 mil visitantes durante o carnaval de 2005.
»Carnaval Recife 2004. Inicia-se a homenagem aos grandes carnavalescos: mestres Capiba e Edgar Morais.
»Carnaval Recife 2003. O modelo de pólos se consolida e se expande. As comunidades passam a ser ouvidas e recebem auxílio da Prefeitura para organização de seus própris pólos, denominados "pólinhos".
»Carnaval Recife 2002. O número de pólos é expandido para 36. A Prefeitura dá incentivo para divulgação dos ritmos locais, como frevo, maracatu, caboclinhos, coco, ciranda, manguebeat e outros.
»Carnaval Recife 2001. Pela primeira vez, a Prefeitura do Recife criou pólos de Carnaval. Especial atenção foi dada aos setores de limpeza e segurança públicas.

 

CARUARU

História de Caruaru
e a Cidade hoje

Da Fazenda do Caruaru ao País de Caruaru

Morro
do Bom Jesus em Caruaru, Pernambuco, Brasil.O Brasil era ainda uma colônia e Pernambuco, uma capitania. Os portugueses chegaram aqui no começo do século XVI para extrair, entre outras coisas, o pau-brasil, do qual se tirava excelente corante vermelho e uma madeira nobre, de boa resistência. Depois, foi o açúcar. A terra era muito rica, como bem disse Pero Vaz de Caminha. Para que essa riqueza não caísse em mãos erradas, dos franceses, por exemplo, o jeito foi colonizar. Navios e mais navios chegaram à terra e do litoral para a zona das matas, foi um pulo.

Nessa época, Caruaru não existia, era apenas um bomFeira em Caruaru,
Pernambuco, Brasil. trecho de terra no caminho que ia até o sertão, habitado por índios.

O que hoje se conhece como Caruaru começou tomar forma em 1681, quando o governador Aires de Souza de Castro, em 02 de junho, concedeu à família Rodrigues de Sá uma “sesmaria” com 30 léguas de extensão, à margem esquerda do Ipojuca. Mas a família só viria se instalar aqui, vinda do Recife, no final do século XVII e a Fazenda (do) Caruru, que foi o início de tudo, foi fundada logo depois, por Simão Rodrigues de Sá.

Igreja da Conceição em Caruaru, Pernambuco, Brasil.Em 1754, registra o professor Josué Euzébio Ferreira, Simão Rodrigues Duro, filho de Simão Rodrigues de Sá, casou-se com Antônia Thereza de Jesus, filha dos fundadores do sítio de Altinho. Tiveram três filhos: Joaquina Rodrigues de Jesus, JOSÉ RODRIGUES DE JESUS e Maria Conceição de Jesus. Após a morte dos pais, os irmãos foram morar na fazenda Juriti, ficando a Fazenda Caruru abandonada.

Em 1776, José Rodrigues de Jesus decidiu voltar para a fazenda do pai, casando-se em 1781 com uma sobrinha, Maria do Rosário Nunes, filha de Manoel da Silva e Joaquina Rodrigues de Jesus, numa união que até hoje têm descendentes na nossa cidade.

Igreja Matriz em Caruaru, Pernambuco, Brasil. Pouco depois, a fazenda Caruru ganhava uma capela, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, e uma pequena povoação começou a se formar dentro do terreno pertencente à fazenda, sendo administrada por José Rodrigues de Jesus até sua morte, em 1820, aos 64 anos de idade, sendo considerado o fundador de Caruaru pois foi de sua fazenda que nasceu a cidade.

De Vila a Cidade

Avenida Rio Branco em
Caruaru, Pernambuco, Brasil.Caruaru se tornou cidade, a primeira do Agreste pernambucano, pelo projeto nº 20, do deputado provincial Francisco de Paula Baptista (1811-1881), defendido em primeira discussão em 03 de abril de 1857 e tornado realidade, depois de aprovação sem debate, em 18 de maio daquele mesmo ano, com a assinatura da Lei Provincial nº 416, pelo vice-presidente da província de Pernambuco, Joaquim Pires Machado Portela.

Ao longo das décadas, a cidade cresceu e a antiga Vila do Caruru hoje é conhecida por vários títulos, como “Capital do Agreste”, “Capital do Forró”, “Princesa do Agreste”, dentre outros, dando a dimensão de sua importância política-econômica no cenário estadual.

Feira em Caruaru, Pernambuco, Brasil.A cultura não é menos rica. Caruaru é um reconhecidamente um celeiro de artistas. Foi em suas terras que nasceram músicos, escritores, poetas e artesãos, como Vitalino, que projetaram Caruaru para o mundo. Foi aqui que nasceram personalidades como os irmãos escritores Condé, Álvaro Lins, Austregésilo de Athayde. Até uma banda de pífanos feminina tem em Caruaru.

E a maior festa popular em dias consecutivos do país, que é o São João de Caruaru, com seus 30 dias de festa ininterrupta? No ano passado, um milhão e meio de pessoas brincaram o Maior e Melhor São João do Mundo, que pela sua autenticidade e espontaneidade constitui um dos eventos mais conhecidos do país, também colaborando para o impulsionamento do turismo e economia locais.

Os índios estavam certos. Caruaru é mesmo a terra da abundância. Viva Caruaru em seus 147 anos.


Bandeira de Caruaru

Obra do professor Amaro Matias, instituído como símbolo oficial em 13 de maio de 1972, o pavilhão de Caruaru tem fundo tricolor verde, branco e vermelho, sendo o verde-esmeralda um agradecimento à fertilidade da terra, o branco, uma celebração da paz, e o vermelho, um símbolo da coragem do seu povo.

Bandeira de Caruaru, Pernambuco, Brasil.

O escudo, que fica ao centro, é repleto de simbolismo. O triângulo em azul representa a a lealdade do povo, com o sol significando majestade, abundância e riqueza da terra. A faixa em amarelo fala da nobreza com uma cruz em vermelho, símbolo da fé cristã. Abaixo, o triângulo em vermelho, cor da coragem e destemor, traz um ramo de avelozes, em homenagem ao fundador José Rodrigues de Jesus.

Em cima, uma coroa de fortalezas lembra as lutas pelo progresso e soberania da cidade que lhe renderam a fama de “Princesa do Agreste”.

Palácio do Bispo em
Caruaru, Pernambuco, Brasil.As datas que se vêem na faixa amarela, abaixo do escudo, referem-se à data da criação do município (1848) e a da elevação à categoria de cidade (1857). Ladeando essa faixa, um ramo de louro (considerada a planta símbolo dos campeões desde a Grécia Antiga), lembra as vitoriosas batalhas travadas pelo desenvolvimento econômico de nossa cidade.

A bandeira deve ficar hasteada nas repartições públicas municipais em dias de festa ou de luto.

Município do Vale do Ipojuca, conhecido como a Princesa do Agreste e a Capital do Forró, Caruaru é a principal metrópole do Agreste pernambucano.

Maior centro de arte figurativa das
Artesenato de Caruaru,
Pernambuco, Brasil. Américas, segundo a Unesco, é palco da mais famosa feira popular do Brasil. Dispõe de ótima infra-estrutura com hotéis, restaurantes, bares e shopping center. Seu nome tem origem ainda desconhecida. Uns acham que é uma referência ao substantivo Carruas, que significa fonte ou água que causava doenças no gado, outros acham que é uma corruptela da palavra Caruaru, que significa Rio dos Caruaras e alguns que o nome vem de uma planta chamada vulgarmente de Caruaru, que cobria um poço do Rio Ipojuca. Sua padroeira é Nossa Senhora das Dores.


Pontos Turísticos
 

Alto do Moura

Feira da
Sulanca em Caruaru, Pernambuco, Brasil.Considerado pela UNESCO - O maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 Km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.

Casa Museu Mestre Vitalino

Casa Museu Mestre Vitalino em
Caruaru, Pernambuco, Brasil.Localizada à Rua Mestre Vitalino, serviu de residência do grande ceramista e família. Foi transformada em museu em 1971. O acervo é constituído pela própria edificação, em tijolos crus, que data de 1959, de objeVitalino
Pereira dos Santos-Mestre Vitalino (1909-1963), nascido no distrito de
Ribeira dos Campos, nas cercanias da cidade de Caruaru em Pernambuco,
Brasil.tos de uso pessoal e familiar, onde retrata a vida simples do grande MESTRE.

Horário para visitas
Segunda à sábado:
8h às 12h e de 14h às 17h
Domingo: 9h às 17h

Casa Museu Mestre Galdino

Localizado também no Alto do Moura, mais precisamente à Rua São Sebastião, é composto por peças do ceramista e poeta popular Galdino. Ilustrando a exposição, exemplares originais de poesias, fotografias, e textos sobre a vida e obra do artista.

Horário para Visitas:
Terça à sábado: 8h às 17h
Domingo: 9h às 13h


Como não só de trabalho vive o homem, o Alto do Moura concentra outros atrativos

Palhoça do Artesão

Ocorre regularmente festas com som ao vivo do autêntico forró pé-de-serra. Comporta também vários bares e restaurantes típicos, ao gosto do visitante.

Parque 18 de Maio (Parques das Feiras de Caruaru)

De tudo que há no mundo tem na Feira de Caruaru... já cantava Luiz Gonzaga sobre os encantos da Feira de Caruaru.

Autódromo Ayrton Senna

Obedecendo as normas da FISA, localizado numa área de 45.000 m2 com 3.170 m de asfalto, 24 boxes, torre de cronometragem, restaurantes, bares, equipamento de som, lanchonetes, banheiros, telefone público, estacionamento, palco, barracas de comidas e bebidas, além de heliporto. Com isto, Caruaru colocou-se no Circuito de Automobilismo e Motociclismo Nacional.

Morro do Bom Jesus

Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade. Por sua vez, a cidade encontra-se em volta do morro, tornando-se indispensável sua visita. Lá você tem uma vista incrível da cidade.

Segundo o escritor Nelson Barbalho, o morro foi
conhecido também como "MORRO DO SOCORRO", daí
a origem do primitivo nome de sua igrejinha de "Capela
do Socorro", nome este não aceito pelo clero, que a
batizaria de "Capela do Bom Jesus". Aos 13 de agosto
de 1902, Manoel de Azevedo Pontes (Marinheiro Pontes)
e Antonio de Lemos Vasconcelos (Capitão Lemos),
fundadores e construtores da igrejinha do Monte,
entregaram à Igreja Matriz local, a obra totalmente
construída. A bênção solene, oficializou-se pelo Bispo de
Pernambuco, D. Luiz Raimundo da Silva Brito, em 29 de
agosto de 1902.

Nas primeira décadas do século XX, o cruzeiro instalado (possivelmente por "Vigarinho"), defronte à igrejinha, costumava ser iluminado, servindo de guia para os viajantes da época. Na administração do Prefeito Celso Galvão, foi inaugurado o primeiro mirante. O segundo, foi erguido quando era prefeito Abel Menezes.

Na década de 60, o então vereador Aristides Veras, idealizou a escadaria com as estações da via sacra. Cada família católica de Caruaru patrocinaria um dos 365 degraus. Apesar da idéia não ser ao todo concretizada, a obra prosseguiu e finalmente foi inaugurada.
No mês de dezembro, realiza-se a Festa de Santa Luzia na Igreja do mesmo nome, datada de 1902, onde os fiéis vão pagar suas promessas. E ainda tem a Festa do Umbú.

Espaço Cultural Tancredo Neves

Banda local em festa para Sant'ana na Regiõa de Caruaru,
Pernambuco, Brasil.Arquitetura de grande valor histórico edificado em 1935 e 49.500 m2 de área construída.
Em 1988, após a restauração, passou a ser o Espaço Cultural. Na área interna abriga pavilhão de exposições e feiras, sede da Fundação e Cultura, Secretaria de Turismo, museus e unidades culturais.
Na área externa, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com a Vila do Forró - réplica de um típico vilarejo do interior - onde se concentra grande parte dos eventos da cidade, tais como: São João e comemorações natalinas.

Serra dos Cavalos

Vaquejada é um esporte muito praticado na Região em Caruaru,
Pernambuco, Brasil.Reserva de preservação permanente no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal, reconhecida pela UNESCO, através do Bureau da França como "RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA.
Com uma altitude máxima em torno dos 900 metros, compõe uma área de brejo medindo 359 ha. Trata-se de uma reserva estadual de Mata Atlântica de proteção ambiental municipal, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.

Contém 5 açudes que ajudam no abastecimento da cidade, provenientes de nascentes localizadas na própria reserva.
Obra de mestre
Vitalino, Pernambuco, Brasil. A vegetação consiste de capoeiras, fruteiras, cultivoscomerciais, e de subsistência. Como atrativos, existem alguns pontos para contemplação em mirantes naturais e várias trilhas usadas pelos naturalistas que por aqui passam.

Em sua fauna, destacam-se o lobo guará, paca, roedores, cobra coral verdadeira, cobra rainha, aves como o jacu, beija-flor, sabiá, gaviões e o pintor verdadeiro. Aparecem também várias propriedades rurais como pequenos sítios, fazendas, e ainda uma comunidade religiosa Hare Krishna, todos empenhados no bom estado de preservação e limpeza. As Universidades Federais, Rurais e Sociedade Nordestina de Ecologia, são entidades que realizam pesquisas sobre fauna, flora e hidrologia no âmbito da reserva.

A Festa de São João em Caruaru, Pernambuco, Brasil, conhecida como a
Capital do Forró, dura o mês de junho inteiro.Curiosidade: No inverno, só conseguia chegar à Serra em lombo de animais. Era impossível trafegar carros pelas ladeiras das estradas. Daí o nome "Serra dos Cavalos".

Trilhas Ecológicas

Entre outras trilhas localizadas na Serra dos Cavalos, destacam-se as seguintes:

Trilha da Cachoeira do Nestor
Tem início na Fazenda Santa Maria no município de Caruaru, terminando na Cachoeira do Nestor, município de Altinho. Sua extensão é de 3 Km em terreno irregular. Em seu percurso, contempla-se mirantes, afloramentos rochosos, furnas, bicas, sítios, casas de farinha e cachoeira.

Trilha do Açude Aluízio de Azevedo
Situada na Serra dos Cavalos, tem uma extensão aproximada de 2 Km. Em seu percurso, contempla-se o açude Aluízio de Azevedo, trechos de matas, bromélias, samambaias e orquídeas, além de um banho de bica.

Pedra da Torre

Localizada na Fazenda da Torre, a uma distância de 20 Km da cidade. Pedra em formato de 2 torres, sendo cortada pelo Rio Ipojuca, formando uma pequena
garganta, com altura aproximada em 20 metros.
A vegetação local é constituída por bromélias, cactáceas
e arbustos. O seu redor está tomado por área de pastos
de cultivos comerciais e de subsistência.

Pedra do Sítio Zamba

A uma distância de aproximadamente 59 Km da cidade, localizada no Sítio Zamba, ergue-se esta magnífica pedra, com aproximadamente 8 metros de altura e formato circular. Em sua face sudoeste, há ocorrência de alguns grafismos de tonalidade ocre. Um pouco abaixo da pedra, encontra-se o caldeirão que é usado pelos moradores, como reservatório de água.



Links sobre Caruaru




Links sobre Fotos
de Pernambuco, Brasil




Links sobre Olinda
e seu Carnaval



 

Links sobre as Praias de Olinda
e das Praias de Pernambuco, Brasil

 

Links sobre Restaurantes
e Prestação de Serviços em Olinda

 



Links sobre Recife




Acesse os Links dos
Jornais do Recife para ler !


 



Links sobre Pernambuco



Links sobre
Brejo Madre de Deus





Links sobre
Bonito e Primavera



Links sobre Caruaru



Links sobre o Arquipélago Fernando de Noronha



Links sobre a
Ilha de Itamaracá




Links sobre
Porto de Galinhas



Contato

SUPORTE AO TURISTA

oliveflavio@hotmail.com

Pesquisar no site

NOTÍCIAS SOBRE TURISMO

Saiba como visitar mais de 80 atrações turísticas em New York, de maneira barata e segura e se beneficiar de ofertas!

  Como usufruir dos encantos de Nova York, gastando pouco? Imaginem uma viagem já com um roteiro de passeios prontos? Mantenha seu precioso Dinheirinho, na carteira de forma que quanto mais atrações em Nova York você visitar,mais você irá economizar. Pode-se visitar 80 atrações usando apenas...

São Paulo e Nova York estendem parceria promocional Fonte: PanRotas - Categoria: Turismo - 21/06/2012 18:58h

  A São Paulo Turismo (SPTuris) e a NYC & Company, organização de marketing e turismo de Nova York, nos Estados Unidos, ampliaram hoje um acordo para promover e estimular as viagens entre as duas cidades até 2013. Como parte do acordo, originalmente assinado em março de 2011, ambos os...

TAM Viagens ainda tem opções de roteiros para as férias de julho

    A duas semanas, três em alguns casos, das férias escolares, a TAM Viagens ainda tem opções de roteiros para o mês de julho. Muitos deles, com destino a cidades do Nordeste do País, oferecem um atrativo a mais. Conforme as características de...

NOTÍCIAS SOBRE TURISMO

Saiba como visitar mais de 80 atrações turísticas em New York, de maneira barata e segura e se beneficiar de ofertas!

  Como usufruir dos encantos de Nova York, gastando pouco? Imaginem uma viagem já com um roteiro de passeios prontos? Mantenha seu precioso Dinheirinho, na carteira de forma que quanto mais atrações em Nova York você visitar,mais você irá economizar. Pode-se visitar 80 atrações usando apenas...

São Paulo e Nova York estendem parceria promocional Fonte: PanRotas - Categoria: Turismo - 21/06/2012 18:58h

  A São Paulo Turismo (SPTuris) e a NYC & Company, organização de marketing e turismo de Nova York, nos Estados Unidos, ampliaram hoje um acordo para promover e estimular as viagens entre as duas cidades até 2013. Como parte do acordo, originalmente assinado em março de 2011, ambos os...

TAM Viagens ainda tem opções de roteiros para as férias de julho

    A duas semanas, três em alguns casos, das férias escolares, a TAM Viagens ainda tem opções de roteiros para o mês de julho. Muitos deles, com destino a cidades do Nordeste do País, oferecem um atrativo a mais. Conforme as características de...

EMBAER REFORÇA MANUTENÇÃO DO E-190 POR RISCO DE TRINCA.

Achei interessante publicar este artigo de 2 meses atrás, pegando um gancho em meu último artigo " Estamos seguros quando viajamos de avião?" Embraer reforça manutenção do E-190 por risco de trinca Artigo publicado em: 24 maio, 2011, terça-feira às 14:47 em Noticias, Outros ESTADO DE...

ESTAMOS CORRENDO PERIGO VIAJANDO DE AVIÃO?

Peso e Balanceamento         Imagine a seguinte situação hipotética:             Num voo de avião modelo Seneca sairam para o voo dois pilotos (cada um com 80Kg). Compareceram dois PAX (cada um com 85Kg). O voo deveria ser...

COMO ARRUMAR UMA MALA DE VIAGEM

Como arrumar um mala de viagem.     A mala é essencial em uma viagem, mas pode virar um estorvo quando arrumada sem critérios. Não é à toa que no Brasil o utensílio já virou sinônimo para gente chata. Existem alguns truques que ajudam na hora de escolher os pertences e organizá-los no...

DICAS PARA ALUGUEL DE UM CARRO

 Os 10 mandameto para aluguel de um carro. Muitos turistas preferencialmente viajam de avião,mas  existem aqueles que preferem alugar um carro para viajarem ou ainda chegando ao destino turístico, alugam para se locomoverem entre os point de turismo da localidade.Devemos ter sempre em...

PREOCUPAÇÃO COM A INFRA ESTRUTURA PAULISTA PARA COPA 2014

Comissão ouve SP Turismo sobre intervenções para a Copa Gute Garbelotto / CMSP Os membros da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia estão preocupados com a infra-estrutura da capital paulista para a Copa do Mundo de 2014. A apreensão levou o ...

RIO DE JANEIRO -TURISTA JÁ PODE REGISTRAR OCORRÊNCIAS DE ASSSATOS SOFRIDOS NA ZONA SUL VIA INTERNET

Novidade - Confiram Turistas assaltados poderão registrar a ocorrência pela internet no hotel Publicada em 02/03/2011 às 23h50m Ana Claudia Costa R1 R2 R3 R4 Share12   RIO - A partir desta quinta-feira, o turista que for roubado ou furtado na Zona Sul não precisará...

ROTA TURÍSTICA PARA DEFICIENTE VISUAL

Rota turística do MT cria trilha para deficiente visual Empresa na Chapada dos Guimarães aproveita peculiaridades da vegetação do cerrado para promover inclusão no turismo Débora Carvalho www.saopaulodiario.com     ...

© 2011 Todos os direitos reservados ao Site Suporte ao Turista

Crie um site gratuitoWebnode

We have confirmed that you have successfully installed the StatCounter code on your homepage and at least one other page . Well done!